segunda-feira, 21 de abril de 2014

Concerto da Ospa dia 27 Abr 2014 Igreja São Judas Tadeu

No entardecer do domingo, dia 27 de abril, as 18:00hs, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre se apresenta na Igreja São Judas Tadeu, em Porto Alegre, sob regência de Arthur Barbosa.

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre deixa a região central da cidade, onde costuma se apresentar, para levar sua música à Igreja São Judas Tadeu, na Vila João Pessoa. O concerto gratuito comemora os 70 anos da paróquia e integra o projeto Ospa nas Igrejas. O repertório deste concerto, regido pelo maestro Arthur Barbosa, reúne obras acessíveis e bastante conhecidas da tradição da música de concerto, escritas nos séculos XIX e XX.

A apresentação inicia com a abertura da ópera “O Guarani”, do brasileiro Antônio Carlos Gomes (1836- 1896). Em seguida, a orquestra apresenta músicas de compositores russos: as duas danças do balé “Quebra Nozes”, de P. I. Tchaikovsky (1840-1893), e as “Danças Polovtsianas”, de Alexander Borodin (1833-1887). O programa ainda passa pela Noruega, com “Peer Gynt – Suíte nº 1”, de Edvard Grieg (1843-1907), e pela França, com a Suíte Carmen, de Georges Bizet (1838–1875). O passeio musical encerra de volta ao Brasil, com o famoso “Trenzinho do Caipira”, um dos movimentos das “Bachianas Brasileiras nº 2”, de Heitor Villa-Lobos (1887- 1959). 

Violinista, compositor e maestro, Barbosa é natural do Ceará e integra o naipe dos primeiros violinos da Ospa desde 1998. Cursou bacharelado em violino pela Universidade Federal da Paraíba. Fez especialização no Chile, onde integrou a Filarmônica de Santiago. Na Argentina, foi spalla da Orquesta de San Luis. De volta ao Brasil, em 1996, passou a atuar como chefe de naipe da Orquestra de Câmara da Ulbra e ajudou a criar o projeto Sinos a Corda, na Unisinos. Foi cofundador do projeto Orquesta Juvenil del Mercosur, e tornou-se membro fundador da Fundación de Acción Social por la Musica, com sede em Buenos Aires.

Suas obras têm sido executadas em mais de quinze países, incluindo Estados Unidos, Argentina, Suíça, Áustria, Itália e Hungria. Recebeu o Prêmio Açorianos 2005 e 2010 de melhor trilha sonora para dança e teatro, bem como o de melhor CD, com a Orquestra de Câmara da Ulbra, que registrou músicas e arranjos de sua autoria. Seu CD autoral “Concerto Incidental” foi selecionado para o 23º Prêmio da Música Brasileira.

Desde 2012, atua como diretor artístico e regente titular da Orquestra Eleazar de Carvalho, em Fortaleza. Foi um dos criadores e atuou como diretor pedagógico do Festival de Música em Maranguape(CE). Faz parte do Conselho Gestor de Maestros designado pelo Ministério da Cultura para cuidar do Programa Nacional de Ensino Musical.

Programa:
A. Carlos Gomes: O Guarani – Abertura
P. I. Tchaikovsky: Quebra Nozes – Duas danças e Valsa das Flores
A. Borodin: Danças Polovtsianas
E. Grieg: Peer Gynt – Suíte nº 1
G. Bizet: Suíte Carmen
H. Villa-Lobos: Trenzinho do Caipira
Regente: Arthur Barbosa

Mais informações no site www.ospa.org.br ou pelo telefone 3222-7387


Nenhum comentário:

Postar um comentário